Relação do Treinamento Aeróbio e Sistema Renina-Angiotensina local em órgãos metabólicos e modelos de obesidade

 

Objetivo: A obesidade é uma questão de saúde pública de grande relevância, seja pelos fatores de risco, para o agravamento de diversas comorbidades quanto pelo impacto na morbimortalidade e qualidade de vida. Dentre as recomendações de tratamento, estão as modificações no estilo de vida, como as práticas de exercício físico regular. Além disso, o treinamento aeróbio exerce um efeito modulador positivo sobre os eixos do Sistema Renina-Angiotensina (SRA), local em órgãos que controlam o metabolismo corporal, desencadeando mecanismos contra a obesidade. O objetivo é avaliar os mecanismos moleculares desencadeados pelo treinamento sobre o SRA e seus efeitos em vias celulares metabólicas, utilizando modelos experimentais de obesidade

Palavras-chave: Treinamento aeróbio, Sistema Renina-Angiotensina local, Obesidade.

Áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Morfologia.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências da vida.

Pesquisadores relacionados à linha:  Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes) ,  D´Angelo Carlo Magliano (Lattes) Edilamar Menezes Oliveira (Lattes) Eliete Dalla Corte Frantz (Lattes)Marcus Machado (Lattes)Rolando Ceddia (Lattes).

 

 

Metabolismo e inflamação

 

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa a compreensão de diferentes vias inflamatórias sobre órgãos metabólicos de modo a elucidar mecanismos patogênicos em modelos experimentais de obesidade, síndrome metabólica e envelhecimento. Através da compreensão da gênese inflamatória, abrem-se diferentes alternativas terapêuticas farmacológicas ou não-farmacológicas para o seu tratamento e prevenção.

Palavras-chave: Metabolismo; Inflamação; Fígado; Tecido Adiposo Branco; Tecido Adiposo Marrom; Músculo Estriado Esquelético.

Áreas de conhecimento: Ciências da Saúde, Medicina, Clínica Médica.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais; Atividades de profissionais da área de saúde, exceto médicos e odontólogos

Pesquisadores relacionados à linha:  D´Angelo Carlo Magliano (Lattes) e Eliete Dalla Corte Frantz (Lattes)

 

 

Alvos farmacológicos em inflamação e Diabetes

 

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa elucidar os mecanismos moleculares pelos quais alvos farmacológicos melhoram o quadro inflamatório e de resistência à insulina em modelos de obesidade e síndrome metabólica. Atualmente, a linha é desenvolvida em parceria com o Departament de Farmacologia i Química Terapèutica – Unitat de Farmacologia i Farmacognòsia da Universitat de Barcelona – Espanha, onde atua o Prof. Dr. Manuel Vázquez-Carrera.

Palavras-chave: PPARs; PPAR-beta/delta; Inflamação.

Áreas de conhecimento: Ciências da Saúde, Medicina, Clínica Médica.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais; Atividades de profissionais da área de saúde, exceto médicos e odontólogos

Pesquisadores relacionados à linha:  D´Angelo Carlo Magliano (Lattes) e Eliete Dalla Corte Frantz (Lattes)

 

 

Via histaminérgica no controle cardiovascular e autonômico

 

Objetivo: Investigar o papel dos receptores histaminérgicos H1 e H2 no controle cardiovascular e autonômico em repouso e durante o exercício físico em indivíduos saudáveis e em pessoas com fator de risco cardiovascular. A compreensão de mecanismos de controle cardiovascular fornece subsídios teóricos para a criação e desenvolvimento de estratégias terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas.

Palavras-chave: Histamina, cardiovascular, controle autonômico

Áreas de conhecimento: Grande área: Ciências Biomédicas – área: Fisiologia – subárea: Fisiologia do Esforço

Setores de aplicação: Pesquisa; Educação; Atividades de atenção à saúde 

Pesquisadores relacionados à linha:  Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes)Eliza Prodel (Lattes) e Pedro Augusto de Carvalho Mira (Lattes)

 

 

Mecanismos de Regulação do Fluxo Sanguíneo Cerebral no Repouso e durante o Exercício: Uma Interação Entre Envelhecimento e o Sistema Nervoso Simpático

 

Objetivo: Através de uma abordagem que envolve a quantificação do fluxo sanguíneo de artérias condutivas que irrigam diferentes territórios cerebral (Carótida interna e Vertebral), e intracranianas (Cerebral média e posterior), assim como técnicas de anestesia para induzir bloqueio ganglionar esta linha de pesquisa tem como principais objetivos:(1) determinar a contribuição das grandes artérias de condução para a autorregulação cerebral dinâmica, assim como a contribuição do sistema nervoso simpático para o funcionamento adequado desse fenômeno e (2) investigar a respostas de perfusão cerebral global, assim como a contribuição do SNS em sua regulação, durante exercício dinâmico em indivíduos jovens e idosos.

Palavras-chave: Sistema Nervoso Simpático; Autorregulação Cerebral; Fluxo Sanguíneo Cerebral; Exercício, Envelhecimento

Áreas de conhecimento: Ciências Biológicas > Fisiologia

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais

Pesquisadores relacionados à linha:  Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes), João Dario de Mattos (Lattes) 

 

 

Efeitos do ácido ascórbico na função endotelial e variáveis metabólicas após estresse mental em indivíduos obesos

 

Objetivo: O estresse mental (EM) agudo é capaz de gerar uma disfunção endotelial transitória em indivíduos com sobrepeso/obesidade grau I. O perfil pró-oxidante associado a um desequilíbio na relação coagulação/fibrinólise podem contribuir para o remodelamento vascular nessas condições. Além disso, não se sabe se a administração de ácido ascórbico (AA), um potente antioxidante, poderia reestabelecer o equilibrio oxidativo e hemostático nesses individuos. O objetivo do estudo é determinar os efeitos da infusão de AA sobre as respostas oxidativas e hemostáticas ao EM em homens e mulheres com sobrepeso/obesidade grau I.

Palavras-chave: Estresse mental; Obesidade; Estresse oxidativo; Ácido ascórbico; Hemostasia; Remodelamento vascular

Áreas de conhecimento: Grande Área > Ciências Biológicas; Área: Fisiologia

Pesquisadores relacionados à linha:  Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Lattes), Helena Naly Miguens Rocha (Lattes), Natália Galito Rocha Ayres (Lattes)  

 

 

ONDE ESTAMOS

Rua Alameda Barros Terra, s/n
São Domingos, Niterói       
CEP: 24020-150       
Instituto Biomédico, Bloco E, sala 110       
Campus Valonguinho/UFF   
CONTATO
+55 21 2629-2560
lace.adm@gmail.com